Foto: Reprodução

Não é de hoje que FERJ (Federação de futebol do Estado do Rio de Janeiro) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divergem em diversos assuntos no mundo do futebol. Divergências de calendário, horários, dividendos financeiros e etc, no entanto, A Federação carioca por meio do seu Presidente, Sr. Rubens Lopes deu uma declaração hoje cedo se colocando a disposição da CBF afim de ajudar nos protocolos de segurança e de saúde da COVID-19.

Segundo o Presidente da FERJ, Não estão sendo feitas críticas e nem apontamentos, como foi feito para o reinício do Campeonato Carioca, porém não é hora de apontar o dedo e de apedrejar ninguém, mas sim de colaborar.

Segue a declaração:

“O que chama a atenção é que a pandemia não acabou, o número de infectados e óbitos supera o dobro dos da época do campeonato carioca e não se ouve ou lê declarações e frases do tipo “não é o momento de jogar futebol, temos que preservar vidas, não se pode correr riscos, desrespeito às vítimas” e alguns “especialistas” guardaram seus megafones, mesmo diante das ocorrências do momento.”

“A Ferj não foi convidada a participar de nenhuma reunião para debater o protocolo da CBF para os jogos. Não tenho conhecimento se alguma outra federação tenha sido mas pelos acontecimentos, desajustes e incongruências presume-se que não tenham sido.

“Comparativamente ao protocolo elaborado, desenvolvido e praticado no Rio de Janeiro é preocupante o quadro que tem se apresentado. Seria importante a análise, revisão e reajuste dos procedimentos. Não cabem autossuficiência e impermeabilidade à osmose de conhecimentos e experiência em assunto de tamanha importância e responsabilidade.”

“Por outro lado não é hora de apedrejamentos, apontes de culpados, exibição de currículos, soberbas ou o imaginario de que alguma instituição seja o Olimpo e seus membros os deuses da sapiência, mas hora de humildade para reconhecimento da necessidade de se ouvir sugestões, recolher subsídios e que o coletivo pode contribuir para soluções.”

Rubens Lopes, Presidente da FERJ